1º Trail Solidário a favor dos BVB já com 700 inscritos

Já conta com cerca de 700 inscritos o 1º Trail solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Braga. O evento desportivo acontece a 4 de Fevereiro, com arranque em Sobreposta. A totalidade do valor angariado será revertida na compra de equipamento de protecção individual de combate a incêndio florestal. O evento foi apresentado esta terça-feira e conta com duas modalidades: um trail de 17 quilómetros e caminhada de 8 quilómetros.
Ana Maria Silva, Bombeira impulsionadora da iniciativa, diz que a forte adesão ao evento superou as expectativas da organização. “A expectativa era limitar a 1000 participantes e, a três semanas da iniciativa, estamos muito próximos do resultado ou até de o superar. Os participantes não são só de Braga, mas provenientes de toda a zona Norte e Centro do país”, revelou.
A responsável explica que cada equipamento de protecção individual de combate a incêndio florestal custa 500 euros e a receita obtida será “bastante importante”. “É um valor bastante significativo. Quisemos que a despesa da realização do evento fosse toda coberta por patrocínios e contributos de empresas para assegurar que todas as inscrições fossem receita”, sublinhou.
O equipamento é essencial para a corporação, de acordo com o presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Ferreira. “Temos recrutas todas os anos a quem gostamos de distribuir equipamento florestal. São equipamentos de grande desgaste e, felizmente, temos tido possibilidade de os nossos Bombeiros irem para os incêndios com os equipamentos, mas já estão muito desgastados e é necessário renovar esse equipamento”, reforçou.
Presente na apresentação, Altino Bessa, vereador na Camara Municipal de Braga, sublinhou que esta iniciativa é uma oportunidade para os atletas se fazerem sócios dos Bombeiros Voluntários de Braga, que, actualmente conta com cerca de 2.000 associados. “Os atletas que não são associados podem usar este momento para se fazerem sócios. A sociedade civil deve contribuir para a instituição e não se lembrar dela só quando precisa. Costumo dar o exemplo de Viatodos, uma freguesia de Barcelos, que tem cerca de 28 mil associados”, comparou.
Sameiro Araújo, vereadora do desporto, acredita que o Trail ultrapassará os mil inscritos. “Os trails estão na moda. Qualquer trail, hoje em dia, tem uma participação massiva. Estou convicta que, se não limitarem as inscrições aos 1.000, vão ultrapassar esse número. O trail está inserido na Cidade Europeia do Desporto e vamos comunicar esses eventos”, recordou.
As inscrições no trail de 17 quilómetros terminam a 29 de Janeiro e custam 5€. Já a inscrição na caminhada, de 8 quilómetros, poderá ser feita até ao dia da prova e tem o custo de 3€.
Áudio:
António Ferreira, presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga, explica a importância dos equipamentos florestais:
