100 idades. O plano de S.Victor para ajudar idosos isolados

A Junta de Freguesia de São Victor acaba de lançar um projecto direcionado para os idosos que pretende diminuir o isolamento e promover o convívio aliado a hábitos de vida saudáveis. Designada “100 idades”, a iniciativa conta com a colaboração de instituições de solidariedade social instaladas naquela freguesia.
Na apresentação do progtama, o autarca Ricardo Silva explicou que dadas “as dificuldades em mapear a freguesia e ir ao encontro dos casos”, as iniciativas que pretendem realizar visam “identificar séniores em situações de isolamento, muitas vezes em condições de violência doméstica”. “Tentar que venham ao encontro destas actividades, onde possamos também conversar com a pessoa idosa”, acrescentou o presidente daquela junta de freguesia.
Entre as actividades programadas constam visitas aos monumentos e igrejas locais, além de tardes de cinema e um chá dançante. Três iniciativas que funcionarão alternadamente uma em cada mês. A primeira acontece a 5 de Abril, com um chá dançante no auditório da Junta de Freguesia de S. Victor.
Ricardo Silva recordou que os censos de 2011 “estão completamente ultrapassados” e esta é uma forma de “mapear a freguesia e perceber onde estão os núcleos tendencionalmente mais isolados ou de outro espectro”. Uma forma de “ir ao encontro desses aglomerados e tentar encontrar as respostas mais concretas para combater o isolamento e a violência doméstica”, sustentou.
