2º Trail solidário dos BVB ajuda na compra de equipamentos

A um mês da 2ª edição do Trail Solidário que reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Braga (BVB) há seiscentos inscritos. As provas decorrem pelo segundo ano consecutivo e o valor das inscrições reverte integralmente para a compra de equipamentos de protecção individual para combate a incêndio urbano e industrial.


O trail solidário, com distância mínima de 8km e máxima de 17km além de uma caminhada também de 8Km, foi apresentado esta quinta-feira, no quartel dos BVB.

António Ferreira, presidente da Associação Humanitária refere que depois dos bons resultados do ano passado, os Bombeiros aguardam com expectativa a ajuda recolhida nesta nova edição para responder às necessidades da corporação. De acordo com aquele responsável “são equipamentos mais caros que os de combate aos fogos florestais” e os que existem em Braga “já foram a muitas situações e precisam de ser substituídos”.

As empresas têm respondido também ao repto lançado pelos Bombeiros Voluntários de Braga e já foram recolhidos, até ao momento, apoios para a compra de oito equipamentos e três capacetes.

Pedro Ribeiro, comandante interino explica que os referidos equipamentos “não servem apenas para combate a incêndios urbanos”, mas também para acidentes rodoviários com desencarceramento e outras actividades de salvamento. Em 2005 a corporação tinha apenas cinco casacos e não contava com qualquer par de calças. Ao longo dos anos mais recentes foram adquirindo alguns equipamentos. “A nossa intenção é equipar todos os bombeiros com estes equipamentos que dão segurança e permitem um serviço com melhor qualidade”, esclareceu.

Presentes na apresentação do trail solidário estiveram os vereadores do ambiente e desporto, saúde e bem-estar da Câmara de Braga. Altino Bessa e Sameiro Araújo reiteram a responsabilidade social da comunidade bracarense, apelando também ao aumento do número de sócios dos Bombeiros Voluntários de Braga. Na opinião do vereador centrista, as empresas “não podem deixar de colaborar”, até porque estas ajudas podem ser “decisivas” para a corporação”. Já Sameiro Araújo diz não compreender que uma corporação de Braga tenha menos de 2500 sócios, apelando à inscrição e ao esforço da comunidade no desembolso de um euro mensal para ajudar os Bombeiros Voluntários de Braga.

Entre as novidades deste ano, de acordo com Ana Maria, bombeira voluntária de Braga e uma das impulsionadoras da iniciativa está o mini-trail de 8Km. 

São já sessenta os parceiros associados ao trail que ajudarão também com a atribuição de prémios diversificados aos participantes através de um sorteio a realizar no final da prova de 5 de Maio. Além da atribuição a todos os pódios, Ana Maria destaca o prémio especial 1º lugar masculino e feminino e o prémio especial dia da mãe, para a mãe e filho ou filhos que chegarem em primeiro lugar. Além disso há estadias, refeições, massagens, passeios e o prémio especial “maior equipa”, um jantar num restaurante.

As inscrições para o trail solidário dos Bombeiros Voluntários de Braga  continuam abertas. O trail está agendado para dia 5 de Maio. Os valores variam entre os quatro e os oito euros e meio. Por enquanto há 600 participantes inscritos, mas a expectativa é atingir os 1500.

* Com Gonçalo Sales

Áudio:

Declarações proferidas na conferência de imprensa de apresentação oficial do evento solidário

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv