2700 alunos começaram a chegar à Universidade do Minho

“Maior do que a tua imaginação”. É desta forma que a Associação Académica desenvolve um programa pensado para acolher os recém-chegados alunos da Universidade do Minho.

Neste que é o primeiro dia de matrículas no ensino superior, já passaram pelo Pavilhão Desportivo do campus universitário de Gualtar centenas de estudantes que estabeleceram o seu primeiro contacto com a instituição. 

Bruno Alcaide, presidente da AAUM explicou que a melhor forma para receber os novos alunos é fazê-lo com estudantes da casa. “Não há ninguém que perceba melhor os receios e dúvidas do que nós que já passamos por esse processo. Sabemos que informações devem ser passadas e da forma como devem ser passadas”, adiantou o representante dos estudantes. Para Bruno Alcaide “é necessário que estes novos estudantes se integrem em toda a vivência académica”.

“Devem retirar desta jornada o que quiserem, mas quanto mais se envolverem, melhor para eles”, garantiu o estudante que lembrou que “as oportunidades que são colocadas aos novos estudantes são muito mais do que aquelas que eles estão à espera”.

A academia conseguiu uma taxa de ocupação das vagas a rondar os 98%. Representam pouco mais de 2700 novos alunos que chegam para o ano lectivo 2016/2017. Alunos esses que terão, ao longo desta semana, um “momento significativo” neste que é o seu primeiro contacto com a Universidade do Minho. Disso mesmo deu conta Rui Vieira de Castro, vice-reitor da instituição, que lembrou “uma transição importante na vida dos jovens”.

“Queremos que seja um momento muito significativo para os novos estudantes, onde queremos aproveitar para dar a conhecer a universidade, sempre movidos por lhes proporcionar uma boa experiência na instituição que os vai acolher nos próximos anos”.

O vice-reitor garantiu ainda que o objectivo da instituição é conseguir “garantir as condições para que os estudantes não abandonem o ensino superior”. “A chegada é um momento importante, mas sabemos que isto aumenta a responsabilidade da instituição. Temos agora o compromisso de criar as condições para atender aos percursos académicos dos nossos estudantes, não esquecendo que os fenómenos de abandono escolar acontecem no primeiro ano e que a universidade tem de estar atenta a isso e saber encontrar as respostas necessárias”.

Para a segunda fase de acesso ao ensino superior que se iniciou esta segunda-feira, sobraram 53 vagas na Universidade do Minho – Engenharia Civil (13), Geologia (12), Arqueologia (9), Química (9), Biologia-Geologia (7) e Optometria e Ciências da Visão (3).

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv