5ª Edição da “Rua E” dedicada às tradições do Minho

A quinta edição do projecto “Rua E”, organizado por 25 alunos dos cursos técnicos de eventos e comércio da Esprominho em parceria com a Câmara Municipal de Braga e a Associação Comercial de Braga, apresenta um vasto programa de actividades para o evento que acontece de 3 a 6 de Julho, na Avenida Central da cidade dos arcebispos junto ao posto de turismo.
Na apresentação do certame o professor representante da Esprominho, António Teixeira anunciou que a iniciativa foca-se, essencialmente, na cultura e tradições do Minho. “Ao longo dos quatro dias vamos ter artesãos, gastronomia, cerveja artesanal produzida na região, assim como a contribuição de diferentes grupos de rancho e de cavaquinhos”, explica. De acordo com o professor esta é uma excelente forma de os estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
Para o vereador do turismo da Câmara de Braga, Altino Bessa este é “um programa arriscado” por acontecer durante a semana, mas acredita que apesar disso será “a maior e melhor edição da ‘Rua E'”. No seu discurso frisou que a iniciativa faz parte de uma estratégia que tem como meta diminuir a sazonabilidade do turismo em Braga. “Vai de encontro com uma dinâmica que a cidade quer ter, ou seja, de possuir uma oferta permanente para aqueles que nos procuram”.
O município já instalou na Avenida Central quatro stands onde vão estar alojados os artesãos com os seus produtos típicos da região minhota. Também o director-geral da Associação Comercial de Braga, Rui Marques reconheceu a importância do projecto que tem, ao longo dos anos, cativado os bracarenses. Rui Marques garante, ainda, que esta é uma iniciativa que pode ser alargada a outras ruas. “É um projecto emblemático daquilo que é a imagem de marca da formação da Esprominho. Para além de ser uma mais-valia para os estudantes é também para as actividades económicas e claro para a cidade”, afirma.
Áudio:
Detalhes sobre o programa da quinta edição.
