550 vagas de trabalho assinalam 6ª edição da StartPoint

Arranca esta quarta-feira, no campus de Gualtar da Universidade do Minho, a sexta edição da Start Point – Feira de Emprego e empreendedorismo. Trata-se de uma iniciativa que pretende proporcionar o contacto directo entre os jovens/adultos e o mercado de trabalho. Para isso, estarão acessíveis cerca de 550 empregos e estágios ao longo dos dois dias do evento. Estas ofertas de trabalho são resultado da presença de mais de 70 entidades que estarão representadas nesta actividade organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho, através do seu Gabinete do Empreendedor, o Liftoff.
Bruno Alcaide, presidente da estrutura estudantil, assumiu que esta actividade pretende “promover o contacto dos estudantes com o mundo empresarial e dar a conhecer as ofertas que estas empresas têm disponíveis para acolher nos seus quadros os estudantes da academia minhota”. Para Alcaide, esta Start Point vai possibilitar que se traga, através das actividades de formação, “o know-how do trabalho desenvolvido numa empresa para o mundo académico” fazendo com que esse método possa “facilitar a entrada no mercado de trabalho dos estudantes”.
Para isso estão já delineados um conjunto de formações e workshops que vão preencher os dois dias do evento. Haverá ainda tempo para as talks e apoio técnico disponível aos interessados.
Como criar um currículo vitae com impacto, as tendências de recrutamento, as competências para uma carreira internacional, a procura de emprego na Europa ou marketing digital, são alguns dos workshops que serão ministrados nesta actividade onde será possível conhecer espaços de aceleração de start-ups e incentivos para desenvolver ideias de negócio.
Neste ano a Start Point volta à casa de partida – Universidade do Minho – porque “com a presença das empresas efectiva-se a aproximação da academia com a sociedade civil e dá mais comodidade aos estudantes, ex-estudantes, investigadores e professores, bem como recém-diplomados e empreendedores que visitem o certame”. “Tem um significado muito próprio trazer a sociedade civil para dentro da Universidade e para junto dos alunos”, afirmou o presidente da AAUM.
O evento tem entrada gratuita e arranca às 10h desta quarta-feira, terminando com a sessão de encerramento que acontece na quinta-feira a partir das 17h.
