60% das PMEs portuguesas não têm presença digital

Cerca de 60% das empresas portuguesas não têm qualquer presença online. Foi para combater este número que a ACEPI, associação para a economia digital, criou o projecto “Norte Digital”. Esta quinta-feira, a sede da Associação Comercial e Industrial de Guimarães foi palco de uma sessão informativa para empresas. A ideia e, até ao final do ano, que o projecto seja implementado em, pelo menos, 25 empresas.


António Teixeira, coordenador do Norte Digital, explicou que a falta de presença online das empresas portuguesas foi a principal motivação para a criação do projecto. “É um número que esta muito acima do que se passa em qualquer pais europeu. É algo que temos obrigação de contrariar”, disse.


O objectivo é “qualificar as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) da região norte”. “Vamos desenvolver em 50 empresas o nível da qualificação para digital. Vamos tentar contribuir para que cada empresa alcance um nível e qualificação na sua atividade, modelo de negócio, recursos humanos para que sepreparem melhor para terem um presença online qualificada”, explicou.


António Teixeira admite que, no norte de Portugal, o número de empresas sem presença no mundo online pode ultrapassar a média nacional de 60%. “Nesta estatística englobamos todas as empresas. A região norte é a que tem mais PMES, é normal que o número seja maior, daí o nosso esforço em tentar contornar essa estatística”, referiu.


 A 7 de Junho será a vez de Braga acolher mais uma sessão.

Áudio:

Antonio Teixeira explica o que se pretende:

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv