75 voluntários de Braga vão ajudar 5 mil turistas na cidade

A autarquia de Braga promove pelo segundo ano consecutivo sobre o projecto “How Can I Help You?”. A apresentação decorreu na manhã desta terça-feira, no Posto de Turismo de Braga. O projecto conta com a colaboração Associação Comercial de Braga (ACB), da Creative Zone e do International House.
O programa junta 75 voluntários fluentes na língua inglesa para ajudar turistas a visitar e a ter uma melhor experiência na cidade dos arcebispos. O intuito desta acção é ajudar os visitantes na obtenção de direcções, informações, dicas e outras informações que se mostrem necessárias.
Para Sílvia Correia, CEP da Creative Zone, a empresa responsável do projecto, esta iniciativa “traduz-se numa ajuda itinerante”, por parte de voluntários estudantes que vão “ajudar” os turistas. A responsável adiantou ainda algumas novidades, sendo elas que esta ano a actividadade conta com a inclusão do Bom Jesus nos roteiros turísticos, a presença nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e com a criação de uma página de internet.
Já a Directora do International House de Braga, Janet Sinclair, acredita que esta é uma oportunidade “perfeita” para os alunos aplicarem os seus conhecimentos em contexto real. A responsável confessou a “enorme satisfação” na participação num projecto que “alimenta as relações” dos alunos com a comunidade e também é um momento para “ganharem experiência” neste contexto.
“Passou a ser, no seu segundo ano, uma iniciativa muito importante para o processo turístico de Braga”
A iniciativa no ano passado ajudou cerca de 3 mil pessoas e para a edição de 2019 os números apontam para cerca de 5 mil turistas abrangidos.
Rui Marques, Director Geral da Associação Comercial de Braga, realçou que esta iniciativa deixou já um “marco importante” no processo turístico de Braga enquanto destino de dimensão internacional.
“Ajudar a criar uma imagem ainda mais positiva da cidade, na mente dos turistas ou daqueles que nos visitam vai evidenciar aquilo que é uma característica das gentes de Braga que é sermos hospitaleiros e sabermos receber bem. Este projecto vem fazer isso e o facto de o fazer numa língua que os turistas dominam é decisivo”, vincou.
“A nossa imagem hospitaleira tem-nos garantido grandes opiniões e prémios lá fora”
Para Altino Bessa, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga, este projecto é “mais um ponto positivo” na imagem da cidade no que toca a níveis internacionais. “A imagem de saber receber, de saber acolher é esta imagem que temos levado lá fora, e faz com que tenhamos boas opiniões nas várias redes que nos levam a ser o segundo melhor destino da Europa e a arrecadar prémios”, defendeu.
O vereador destacou ainda que no ano transacto, turistas americanos enviaram um email aos alunos que os acompanharam e disseram que a experiência que mais os marcou na visita à cidade foi a “abordagem e a ajuda” dos miúdos e que “nunca se tinham sentido tão bem recebidos” noutros lugares por onde passaram.
Áudio:
Sílvia Correia , CEP da Creative Zone, Janet Sinclair, Directora do International House de Braga, Rui Marques, Director Geral da Associação Comercial de Braga e Altino Bessa, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Braga.
