81 mil menus vendidos em 45 dias de Verde Cool

Foram vendidos mais de 81 mil menus em 45 dias da iniciativa Verde Cool. Promovida pela Associação Comercial de Braga (ACB) em parceria com a autarquia e alguns concelhos vizinhos, a 4ª edição da iniciativa superou o sucesso de anos anteriores, segundo os números revelados esta quinta-feira no encerramento oficial do evento que juntou à mesa grupos de amigos, portugueses e estrangeiros, em estabelecimentos da cidade de Braga, mas também de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
Entre 6 de Setembro e 20 de Outubro, os 45 espaços aderentes proporcionaram experiências diversificadas entre um petisco e um copo de vinho verde pelo preço de 3 euros. Na edição deste ano, o menu mais apreciado pelos participantes foi o do Engenho no Copo, localizado na rua de São Marcos, em pleno coração da cidade.
O presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa revelou que “em média foram servidos 1800 menus por dia”. As empresas reconhecem que a iniciativa é importante para a angariação de novos clientes, e 70% dos estabelecimentos aderentes consideram o Vinho Verde Cool “fundamental para o desenvolvimento do negócio”.
90% dos estabelecimentos que aderiram à 4ª edição pretendem voltar a fazê-lo em 2019. Já 75% das empresas referem que tiveram “melhores resultados do que nos outros anos”. Ao longo dos 45 dias da iniciativa, a disponibilização destes menus representaram 80% da actividade.
Rui Marques, director geral da ACB assegura que o Vinho Verde Cool está a cumprir todos os propósitos para os quais foi desenvolvido. A iniciativa “ajudou a tornar cool o consumo de vinho verde” verificando-se que “é cada vez mais alargado o número de pessoas que consome vinho verde a copo, um produto que era consumido, sobretudo por um público mais envelhecido e masculino”. Rui Marques realça que o vinho verde a copo é agora consumido “por um espectro muito alargado em termos de idades, o género deixou de ser relevante e é consumido com pessoas com mais e menos habilitações”, especificou.
Para o vereador do Turismo, Altino Bessa, “Braga é claramente o enoturismo dos tempos modernos”. “Conseguimos desenvolver o contexto do enoturismo, não numa vertente de visitação, mas trazendo os produtos das quintas e adegas a um contexto turismo, na restauração e bebidas, numa cidade que hoje representa muito do ponto de vista turístico”, defendeu Altino Bessa, na conferência de imprensa de encerramento e balanço da iniciativa que regressa no mesmo período do próximo ano.
Áudio:
Domingos Macedo Barbosa, Rui Marques e Altino Bessa
