81ª edição da Volta a Portugal arranca hoje em Viseu

Arranca esta quarta-feira mais uma edição da Volta a Portugal em Bicicleta. A edição 81 da prova rainha do ciclismo português começa em Viseu e terá este ano 1531 kms.
A prova marca o regresso à Invicta 30 anos depois da sua última presença, prometendo um final apoteótico na Avenida dos Aliados.
O director da prova, Joaquim Gomes, conquistou pela primeira vez a volta no Porto, e nao esconde a emoção e entusiasmo com este regresso. Em declarações à RTP, admitiu que “foi uma pura coincidência” até porque tentou o regresso “noutros anos”. Agora, admite que é o regresso “num ano de enorme significado, talvez o ponto mais alto da carreira, em 1989, com apenas 23 anos”.
Alarcon, vencedor da prova no ano transacto e favorito, está fora da volta. Não conseguiu recuperar de uma lesão. Lamentando a situação, Joaquim Gomes refere que esta “infelicidade” acrescenta “alguma expectativa sobre quem serão os grandes candidatos”. O “maior desejo”, Joaquim Gomes não o esconde, que seja “uma formação portuguesa a vencer”.
No total são 132 corredores de 19 equipas, nove delas portuguesas
Desta vez a prova não passa em Braga nem desce até ao Algarve mas é marcada por mais um regresso, com a chegada da etapa de 4 de Agosto à Torre, ponto mais alto da serra da Estrela, algo que não acontecia desde 2015.
Outra nota de destaque é a subida à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, a 10 de Agosto.
Um dia antes realce para a subida ao monte de Santa Quitéria, em Felgueiras.
Miranda do Corvo e Pampilhosa da Serra são os dois municípios que se estreiam na receção da caravana que terá a cidade da Guarda a acolher o dia de descanso.
Com RTP
