“85% dos licenciados têm mais probabilidades de sucesso”

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, esteve esta manhã presente na Universidade Católica de Braga para uma palestra sobre a importância do ensino superior no futuro dos alunos.

Fernanda Rollo mostra-se preocupada com a taxa de jovens que decidem abandonar o ensino, fixada nos cerca de 15%, facto que a secretária de Estado classifica como “gravíssimo”. Com uma plateia composta por alunos das ciências sociais, a representante do Governo garante que “85% dos alunos que terminam uma licenciatura têm mais probabilidades de ter sucesso no mundo do trabalho”. Logo, é necessário “esquecer a ideia peregrina que se instalou na sociedade de que não vale apena ter um diploma. Essa ideia é absolutamente criminosa e está a afectar o nosso país”, frisa.


A Secretária avança que nos próximos anos, com estes números, o país “não irá ter recursos humanos suficientes”. Porém, a também professora continuou a informar os alunos da dura realidade de um país que ainda tem cerca de 500 mil analfabetos. “Portugal é dos países da UE onde as oportunidades de acesso estão mais desequilibradas, problema que nunca vai ser resolvido se não trabalharmos com os poderes sociais, universidades e empresas”. Acrescenta que é necessário “derrubar murros” e criar condições para que a educação chegue a todos, pois essa é “uma responsabilidade social”.

Portugal, segundo a secretária de estado,  está, neste momento, a “desperdiçar jovens, pois tem 13% de NITE, que não trabalham nem estudam.”

Áudio:

Fernanda Rollo caracteriza a ciência aberta como bem público.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv