87 anos de FC Famalicão. “É hora de chegar à primeira liga”

A criação da SAD, a conclusão da primeira fase da Academia do FC Famalicão (FCF) e a resolução dos casos Menád e Totonegócio. A estas conquistas, o presidente Jorge Silva junta a subida à Ledman Liga Pro em 2014/2015, a “quase subida” à primeira liga na temporada 2015/2016 e a certeza de que, “em breve”, o FCF vai conviver com os grandes do futebol português.

A 21 de Agosto de 1931 nascia um clube que viria a lançar para o mundo do futebol jogadores como, por exemplo, Vitor Paneira, que depois de duas épocas ao serviço do FCF (85/86, 86/87) acabaria por rumar ao Vizela e mais tarde ao SL Benfica. Também aqui ganhou destaque o actual técnico do Desportivo de Chaves, Daniel Ramos, homem que será para sempre lembrado pela elevação do FCF ao segundo escalão.

O FCF atravessa um processo de consolidação na segunda divisão, mantendo acesa a vontade de subir à primeira liga. Ainda que difícil, o presidente Jorge Silva, não tem dúvidas que uma cidade como Famalicão, terceira maior exportadora do país, com adeptos que sentem a camisola e com uma SAD focada nos objectivos, o sonho não pode ser outro a não ser chegar à primeira divisão. “Sabemos que é difícil chegar à primeira liga, mas queremos chegar à primeira liga. É hora”, salienta.

Hoje, em dia de aniversário, Jorge Silva destaca o FCF como sendo “um clube identificativo da sua gente e do seu território”. Em 87 anos de história, os 12 meses de 2017 parecem ter sido cruciais para planear o futuro. “Ao longo do último ano, o nosso clube viveu profundas transformações. Concluímos a construção da Academia FC Famalicão, um relevante investimento patrimonial do clube mas, mais que isso, um investimento nas futuras gerações”.

Também no último ano a direcção resolveu uma questão com quase 30 anos – o Caso Menád (irregularidades na contratação de Menád, atleta argelino que ingressou no clube em 1990) e o Totonegócio (FPF assumiu junto da administração fiscal o pagamento de dívidas dos clubes) – o que “castrava o crescimento do FCF”.

2017 foi também ano de transformação no que à gestão do futebol profissional diz respeito. A entrada da Quantum Pacific no capital social da SAD, que gere o futebol profissional, “deixa-nos com a convicção de que vamos continuar a crescer”. Parceiros com “visão e estratégia, que dão garantias” quanto ao futuro e à afirmação definitiva do Futebol Clube de Famalicão no futebol profissional.

Áudio:

Jorge Silva sobre as principais conquistas do FC Famalicão ao longo dos últimos anos

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv