Van Dunem dirigiu-se a oficiais em greve

Não é de hoje: os oficiais de Justiça da comarca de Braga estão em greve parcial. Reinvindicam a contratação de mais profissionais, o pagamento das horas extraordinárias e o descongelamento de carreiras. Durante a visita de Francisca Van Dunem ao Palácio da Justiça em Guimarães, os funcionários aproveitaram para prosseguir com os protestos e, vestidos com camisolas com a inscrição “Justiça para quem trabalha na Justiça” e munidos de vendas e cartolinas pretas, manifestaram o desagrado perante a ministra da Justiça.

Francisca Van Dunem, que esteve em Guimarães no âmbito da apresentação do projeto Tribunal +, já tinha adiantado que ia ouvir as queixas dos oficiais e foi isso que fez. Após a apresentação do projecto, a ministra ouviu, em meia hora, inúmeros episódios de vários funcionários que expuseram situações “de pouca dignidade” nos tribunais. Um dos oficiais chegou a confessar a Van Dunem que há a ideia geral de que “monetariamente” a ministra “não manda nada”. A resposta à acusação foi afirmativa: “é verdade, quem manda é o ministro das Finanças!”, afirmou Van Dunem.

Antes de se dirigir aos oficiais, Van Dunem falou aos jornalistas e afirmou que “o descongestinamento de carreiras já decorre” e admite que há “falta de funcionários mas as necessidades de preenchimento não estão ao nível que do que é anunciado pelos sindicatos”.

Áudio:

Van Dunem dirigiu-se aos oficiais de justiça em Guimarães

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv