Braga, Guimarães e o alojamento universitário

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho reconhece que as autarquias de Braga e Guimarães olham de forma diferente para o contributo que devem dar na resposta ao problema do alojamento universitário que se verifica nos dois pólos.

Em entrevista ao programa Campus Verbal, esta terça feira à noite, Nuno Reis, presidente da AAUM, afirmou que o município de Guimarães tem mais oportunidades e está mais apostado e preocupado em fixar jovens no concelho.

“Acredito que a cidade de Guimarães tem outra capacidade até porque vê este assunto de uma forma um bocadinho diferente. Vê-se claramente que assumem que esta questão do alojamento pode ser uma oportunidade para fixar gente cá, para fixar estudantes e para fazer com que esta cidade seja cada vez mais receptiva ao crescimento da academia”, considerou o dirigente.

Recorde-se que recentemente foi assinado um protocolo que facultou mais 22 camas para estudantes que se encontravam em lista de espera na residência universitária de Azurém.  A parceria com as Oficinas de S. José contou ainda com o apoio do município vimarense. Entretanto a autarquia de Guimarães disse estar interessada em comprar um terreno junto à estação da CP, o Monte do Cavalinho, para que nesse espaço a UMinho possa construir uma nova residência universitária.

O município de Braga, mais lotado e com menos oferta pode estar mais limitado não consegue responder da mesma forma. Nuno Reis considera, por isso, que é necessário “reforçar a vontade política que está a ser colocada neste assunto e conseguir junto do estado desbloquear terrenos ou edifícios” para responder à falta de alojamento universitário ou a alojamento a preços acessíveis para os alunos do campus de Gualtar, em Braga.

Já sobre a recente ideia de instalação de uma residência universitária na antiga secundária D. Luis de Castro, Nuno Reis não esconde as qualidades do edifício. Reconhecendo que “é apenas uma ideia”, afirma também que “reúne todas as condições necessárias para vir a ser uma futura residência universitária com as qualidades que os estudantes mais valorizam”.

A entrevista ao programa Campus Verbal pode agora ser ouvida em rum.pt ou vista na página da RUM no Facebook.

Áudio:

Nuno Reis sobre os desenvolvimentos nas cidades de Guimarães e Braga para responder ao défice de alojamento a custos acessíveis e às residências lotadas

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv