TUB com novos autocarros até ao Verão

Os Transportes Urbanos de Braga receberam autorização para adquirir 32 novas viaturas.

Foi aprovada a candidatura para a renovação da frota de veículos de serviço público, pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). Tinha sido submetida em Outubro e corresponde ao 2.º aviso do programa para a aquisição de veículos eficientes e eco sustentáveis, enquadrando-se na estratégia definida pela empresa municipal.


O investimento total da operação, que globalmente ascenderá aproximadamente os 10 milhões de euros, contará com uma comparticipação do Fundo de Coesão em cerca de 3,6 milhões de euros e que permitirá a aquisição de 32 autocarros com superior eficiência e eco sustentabilidade, assegurando os melhores níveis de sustentabilidade e performance ambiental dos serviços prestados no transporte colectivo de passageiros em Braga, pode ler-se no comunicado enviado à RUM pela autarquia bracarense.

Apesar da luz verde, o processo não será imediato. Entretanto a empresa municipal precisa de se financiar na banca.

Projecto é para executar este ano e no próximo de forma faseada

Em declarações à RUM esta segunda-feira, Teotónio Santos, administrador dos TUB, reconheceu que se trata de uma boa notícia, vista pela empresa “com muito bons olhos” tendo em conta a sua estratégia de renovação de frota para os próximos anos. “No fundo é a renovação da nossa frota que está em causa: são mais 32 autocarros, 7 eléctricos e 25 a gás natural, mais a estação de enchimento de apoio ao gás natural e mais sete carregadores eléctricos”, constata Teotónio Santos que ressalva que “é um projecto a executar este ano e no próximo”.

O POSEUR financia o diferencial entre o custo de um veículo a diesel normal e o valor de um veículo ambientalmente mais eficaz, ou seja, os veículos eléctricos e as viaturas a gás natural. O co-financiamento associado aos sete autocarros eléctricos correspondeu a uma taxa de co-financiamento de 76,82%, enquanto o co-financiamento associado aos 25 autocarros movidos a GNC e aos restantes investimentos, designadamente as infra-estruturas, correspondeu a uma taxa de co-financiamento de 85%.

Empresa municipal precisa agora de se financiar junto da banca


“Temos que nos financiar para pagar o remanescente. Estamos ainda a fazer contas e precisamos de nos financiar junto da banca para poder financiar o projecto”, acrescentou Teotónio Santos.

Segundo as estimativas do administrador dos Transportes Urbanos de Braga, até ao Verão “Braga deverá contar com mais autocarros novos”.

Áudio:

Administrador Transportes Urbanos de Braga, Teotónio Santos, em declarações à RUM

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv