Braga acolhe conferências sobre “Festas e Romarias”

Nos dias 4 e 18 de Novembro, as “Festas e Romarias” populares vão ser discutidas no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga. O evento é organizado pelo grupo etnográfico Rusgas de S. Vicente, em parceria com a Universidade do Minho, a Universidade Católica Portuguesa e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia. As denominadas “Conferências Rusgueiras – Arco Cultural” vão para a 2ª edição com o objectivo de reflectir, entre académicos e protagonistas, as temáticas inerentes à cultura popular tradiconal.
“O tema da primeira edição foi «Religosidade Popular, Crenças, Cultos e Promessas» e não ficou esgotado. Na sequência do primeiro tema, tornava-se importante abordar as “festas e romarias”. O prinicipal propósito é relevar a imporância da reflexão e discussão das temáticas e problemáticas inerentes à tão propalada e «na moda», cultura popular tradicional”, explicou, na apresentação do evento, José Pinto, presidente das Rusga de São Vicente de Braga.
A ideia é juntar académicos, especialistas e investigadores com agentes culturais, colectivos ou individuais, debatendo diversos temas. Irá falar-se sobre festas como as do São João de Braga, Senhora da Agonia e Sao Bartolomeu do Mar, que são fenómeno de popularidade, e outras festas que já desapareceram “mas que tiveram a sua importância”, disse o responsável.
A entrada é livre, mas organização aconselha a inscrição online.
