Número de animais abandonados diminui em Portugal

Em Portugal todos os dias são abandonados mais de sessenta animais. Desde o início de 2018 foram 13897, abaixo de 2017, ano em que os portugueses abandonaram quarenta mil animais. Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, reconhece, ainda assim, que os números estão a diminuir. “Começam a haver menos animais abandonados, porque é cada vez mais difícil as pessoas abandonarem os seus animais sem serem responsabilizadas. Tudo leva o seu tempo”, começa por referir o bastonário em declarações à RTP.

No entanto, o bastonário alerta que a lei criada no ano passado devia ter sido desenvolvida de outra forma, apontando que a lei não pode chegar de forma repentina “logo com uma punição brutal”. Na opinião de Jorge Cid, o governo deveria ter tentado ajudar as pessoas com dificuldades financeiras. “Deviam ter criado uma via de ajuda como a ordem fez”, defendeu.

Recorde-se que  a Ordem dos Médicos Veterinários criou, no ano passado o cheque veterinário, em parceria com a associação nacional dos municípios, mas das 308 autarquias, apenas doze assinaram os protocolos, entre elas Braga e Famalicão.

Este sábado é Dia Internacional do Animal Abandonado. Acontece desde 1992 no terceiro sábado do mês de agosto.

Áudio:

Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv