Semana do Mundo Rural valoriza tradições de Braga

Valorizar as actividades e tradições agrícolas, etnográficas e artesanais do concelho, é o principal propósito da Semana do Mundo Rural que, de 14 a 17 de Setembro, leva até ao Campo da Vinha um programa diversificado e representativo do sector, direccionado para todos os públicos. O certame vai já na 4ª edição e nele estão representadas várias tradições como a desfolhada, a vindima e a confecção do pão de modo antigo.
Altino Bessa, vereador do ambiente, referiu à RUM que o evento “pretende continuar a valorização do mundo rural e de toda a sua actividade, que ainda é significativa no município de Braga”. No que diz respeito às actividades preparadas para o certame de quatro dias, são esperados “momentos de animação, o festival folclórico, a feira no Campo da Vinha, conferências sobre temas ligados às questões da actividade rural e cavaquinhos”.
O “grande momento” vive-se no domingo, dia 17 de Setembro, com o cortejo etnográfico. Altino Bessa lança mesmo o desafio “a todas as freguesias, de se juntarem ao cortejo”. Segundo o vereador, no ano passado participaram 34 freguesias e, este ano, as expectativas é que todas as 37 freguesias e união de freguesia se juntem à iniciativa, que “trará toda a raíz cultural de todas as localidades para a rua”.
No final, haverá ainda uma competição entre freguesias para o carro que estiver melhor decorado, sendo que a atribuição dos prémios estará a cargo de um júri constituído por presidentes de junta.
