“Autarquias no feminino” em debate no D. Diogo de Sousa

É com o intuito de pensar o papel das mulheres na política que a Comissão instaladora distrital das mulheres social-democratas de Braga vai promover, este Sábado, um seminário intitulado “Autarquias no Feminino”.
Em ano de eleições autárquicas, as responsáveis políticas acreditam que “há mais espaço para as mulheres” nos lugares de decisão. Goreti Machado, uma das responsáveis por este seminário, apesar de admitir que é dada mais atenção a este facto nos últimos anos, lembra que a disparidade é, ainda assim, acentuada.
“Passados tantos anos, se pararmos e verificarmos a percentagem de mulheres como presidentes de Câmara, é um espanto. Isso dá-nos uma tristeza imensa. Nas Câmaras, não se utilizando o sistema de quotas, o que se passa é uma barbaridade”, admitiu a responsável autárquica. E para Goreti Machado há uma explicação para esta disparidade: “A própria sociedade não está preparada para que a mulher viva e se entregue à política e continua a existir, da parte dos homens, um machismo muito grande”.
Goreti Machado não tem dúvidas em sublinhar o papel das mulheres como sendo “imprescindível” na ocupação de cargos de decisão política. “Trazemos à causa pública novos saberes, novos valores, novas sensibilidades e estímulos de actuação que contribuem para a revitalização da democracia. Não nos queremos sobrepor ao homem. Temos as nossas qualidades e os homens as suas. É com este equilíbrio que podemos contribuir para uma melhor sociedade”, frisou.
O seminário irá versar sobre estes temas avançados por Goreti Machado, sempre com dois objectivos bem definidos à partida: “Fazer o ponto de situação sobre a percentagem das mulheres na vida política das autarquias e alertar as estruturas políticas para a necessidade da participação das mulheres neste campo”.
A sessão de abertura está agendada para as 14h e vai contar com a intervenção de José Manuel Fernandes, presidente da comissão política distrital de Braga do PSD. Segue-se a primeira premissa do tema afecto ao seminário, que abordará o “Poder Local no Município”.
Neste primeiro painel participará Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior; Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Júlia Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Vila Verde. Ricardo Rio será o moderador deste primeiro espaço de debate.
O debate em torno do tema ‘Poder Local na Freguesia’, contará com testemunhos de Goreti Machado, presidente da Junta de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães, Joana Fernandes, presidente da Assembleia Municipal da União de Freguesias d’Este e Pilar Teixeira, presidente da Assembleia da Freguesia de Palmeira de 2006 a 2015. João Pires, presidente da Junta de Freguesia de S. Lázaro e S. João de Souto, será o moderador deste segundo painel.
Nota ainda para a participação de Carlos Carreiras, coordenador Autárquico Nacional e de Lina Lopes, coordenadora da Distrital de Lisboa das Mulheres Social-democratas. Ambos participarão na sessão de encerramento do seminário.
