Corrida de S. João quer ultrapassar os 4 mil inscritos

A 4ª edição da Corrida de São João de Braga acontece já este Domingo, 25 de Junho. Em plena altura de festejos das festas sanjoaninas, na cidade dos arcebispos, a prova contará com uma caminhada de 5kms e uma corrida com 12kms. Como habitualmente, a Corrida de São João tem uma componente social e nesta edição será beneficiada a Refood Braga, com uma quantia de 10 mil euros. Ainda que, no mesmo dia, haja duas provas desportivas a decorrer em cidades da região, em Guimarães e Gondomar, a organização espera superar os 4.200 participantes da edição anterior. 

Esta quarta-feira, na apresentação do evento, Jorge Teixeira da Run Porto, que organiza a corrida, destacou a “vitalidade” da prova. “A corrida tem a capacidade de convencer patrocionadores solidários. Já angariamos 65 mil euros nos últimos 3 anos, com mais 10 mil neste. É algo relativamente inédito em Portugal, para uma corrida relativamente pequena”, sublinhou o responsável.


Por esta altura, as inscrições caminham para as 4000, o que significa que o número do ano passado será ultrapassado, garantiu a organização.

Já a vereadora do desporto na Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, sublinhou o ambiente de festa que se vive na corrida de S. João. “É uma prova que, além da componente competitiva,  tem o ambiente de festa popular, único no mundo. Conheço muitas corridas e nunca vi uma com gigantones a correr com atletas”, sublinhou. Sameiro Araújo constatou ainda que esta é uma corrida “que cada vez mais tem participantes bracarenses” e que também conta com a presença “de muitos forasteiros”.


Por sua vez, o autarca Ricardo Rio frisou a importância da Corrida de S. João mostrar aos participantes o coração da cidade durante as festas. “Desejamos que esta seja uma manifestação de convívio, prática desportiva, de adesão a hábitos de vida saudavel, com muitos milhares na estrada. As pessoas vão poder desfrutar não apenas de uma corrida em estrada, mas também de passar pelo centro da cidade durante o S. João, um momento muito especial”, referiu.


Fernando Sá, representante da Refood Braga, referiu que o apoio de de dez mil euros irá colmatar algumas dificuldades da instituição. “O valor vem colmatar várias deficiências a nível operacional. Precisamos de material para desenvolvermos o trabalho diariamente. Este subsídio vai permitir fazer coisas que, de outra forma, não poderiamos fazer”, admitiu.


A corrida de São João de Braga arranca pelas 10h da mãnha de Domingo, com partidas e chegadas na Avenida João Paulo II. A prova contará com a participação do atelta Rui Pedro Silva a atleta bracarense Filomena Costa. 

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv