Orfeão de Merelim enaltece o Dia Internacional dos Museus

O Salão Nobre do Museu dos Biscainhos, em Braga, acolhe esta sexta-feira, por volta das 21h, um concerto à capela do Orfeão de Merelim para celebrar o Dia Internacional dos Museus.
O Director do Orfeão de Merelim, Paulo Morais, destacou que esta é a “primeira colaboração” entre o grupo e a Direcção Regional da Cultura neste dia de forma a proporcionar uma actividade que se insere no estilo do espaço.
O Museu dos Biscainhos, juntamente com o Mosteiro de Tibães e do Museu D. Diogo de Sousa, é um espaço gerido pelo Ministério da Cultura e que se distingue da “multiplicidade de espaços diferentes” em que o grupo já actuou pela cultura barroca, não apenas desde o Séc. XVII tal como na época em que era habitado.
“Valorizar outros coros amadores” do concelho de Braga é um dos principais objectivos deste evento. “O objectivo do Orfeão de Merelim é valorizar outros grupos amadores da cidade. Teremos connosco o coro Palco de Estrelas e o concerto será no Salão Nobre. Antes do concerto as pessoas têm oportunidade de fazer visitas ao museu”, reforçou.
Quanto ao reportório que vai ser apresentado neste espetáculo musical estão incluídos temas que atravessam a cultura mais popular como a ‘Balada de Outono’, de José Afonso, ou o ‘São horas de embalar as troixas’, de Fernando Lopes-Graça a temas eruditos de música sacra como ‘Panis Angelicus’ de A. Renzi ou ‘Jesu Rex Admibabilis’ de Giovanni Pietraloysio da Palestrina ou ‘Unione Fraterna’ de G. Meyerbeer até ao divertido tema ‘Vinho Verde’ de Udo Jurgens/Paulo Alexandre.
Áudio:
Paulo Morais, Director do Orfeão de Merelim, em declarações sobre o espectáculo do Dia Internacional dos Museus.
