António Costa apela à serenidade dos automobilistas

O Primeiro Ministro reconhece que é necessário assegurar o direito à mobilidade em todos os pontos do país, mas apela à serenidade dos automobilistas, sugerindo que a rápida escassez nos postos de abastecimento aconteceu devido à precipitação de muitos portugueses.
Em Braga, à chegada para presidir a uma cerimónia do IAPMEI esta tarde, António Costa admitiu que é preciso fazer mais, mas refugiou-se nas limitações legais do Governo nesta matéria. “É um período onde designadamente aqui na cidade de Braga, ou no Algarve, são zonas de grande concentração de pessoas durante esta Semana Santa e que é necessário assegurar o direito à mobilidade em todo o território nacional. Há uma preocupação especial quanto ao funcionamento dos serviços públicos, mas estão a haver contactos entre as partes”, analisou.
António Costa sublinhou a particularidade deste ser um conflito privado, e que por isso o Governo “tem limitações legais àquilo que pode estabelecer como serviços mínimos que não seja acordado ou solicitado pelas partes”.
Confrontado com as preocupações dos empresários da hotelaria e alguns autarcas, com destaque para Braga e Algarve nesta época do ano, António Costa disse esperar que as negociações corram “bem” e que haja um entendimento para o alargamento dos serviços mínimos.
O Primeiro Ministro apelou ainda à serenidade dos automobilistas. “Não é arriscado sair de casa e ficar no caminho, acho que é sobretudo necessário ter necessidade. Claro que se todos nos precipitarmos a ir fazer o abastecimento, naturalmente criamos maior pressão sobre as possibilidades de abastecimento”, defendeu.
Bombeiros, militares ou civis. Governo convoca trabalhadores com carta de pesados
Entretanto, a declaração de situação de alerta é válida desde a passada terça-feira até à meia-noite deste domingo, para todo o território de Portugal continental. O ministério aplicou medidas extraordinárias, como a convocação dos trabalhadores habilitados com carta de condução de pesados, nomeadamente de bombeiros voluntários ou militares.
*Com Gonçalo Sales
Áudio:
Primeiro Ministro António Costa à chegada ao Altice FORUM Braga
