Braga vai ter equipa para gerir reorganização de freguesias

Braga vai constituir uma equipa para gerir a nova reorganização de freguesias. A novidade foi adiantada esta tarde por Ricardo Rio, à margem da abertura da Semana do Mundo Rural.
Recorde-se que na primeira revisão a autarquia de Braga, à data liderada por Mesquita Machado, demitiu-se de elaborar a própria reorganização por se manifestar contra o plano do Governo de Pedro Passos Coelho. Agora, o autarca social democrata sublinha que desta vez Braga vai mesmo querer participar. “Não se pode tratar de reverter a reforma concretizada em 2013, seria um absurdo. Temos que olhar para aquilo que foi a concretização da reforma no território, o que correu bem, o que correu mal e o que é que pode ou deve ser corrigido”, começou por defender Ricardo Rio.
O edil bracarense afirma que é preciso “ouvir os autarcas, cada uma das populações, ouvir outras instituições, agentes da universidade, perceber se há soluções melhores do que aquelas que estão desenhadas e a partir daí tentar chegar um modelo, algo que não se fez na altura em Braga”, lembrou.
Para isso, o autarca anunciou que vai “muito brevemente” remeter à reunião do executivo municipal “a constituição de uma equipa para acompanhar o processo e gerir a questão no concelho de Braga”.
O autarca de Braga não esconde que mesmo assim o plano final pode não ser do agrado de todos. “Vamos ouvir e respeitar as opiniões, saber o que pode ser melhorado e o que não está a funcionar bem”, rematou.
*Por Elsa Moura e Pedro Manuel Magalhães
Áudio:
Ricardo Rio a propósito da nova reorganização de freguesias
