INL debate o futuro das baterias no Battery Summit 2030

Battery 2030 é o nome da iniciativa promovida pelo INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e o Governo Português. Durante todo o dia desta sexta-feira vão ser discutidas medidas e projectos que visam, nos próximos dez anos, colocar o continente europeu na linha da frente no que toca a novas formas de conservação e disponibilização de energia.

Jorge Fiens, da Comunicação do INL, avança que as baterias são “essenciais” para o futuro, por exemplo, da mobilidade eléctrica, por isso é que o Laboratório está “empenhado diariamente” em arranjar soluções para tornar essas mesmas baterias mais seguras.

O responsável revela que Portugal está “comprometido e interessado” em fazer parte deste movimento europeu, que pretende “promover a adopção de baterias mais eficientes” e ao mesmo tempo “criar uma indústria” que possa colocar o país dentro de todo o processo, ou seja, desde a captação da minerização até à adopção de formas eficientes e que respeitem o ambiente.

A sessão pretende colocar em discussão alargada os caminhos para o futuro das baterias assim como formas de atingir os objetivos do manifesto Battery 2030. “Para atingir estes objectivos deste documento os governos e os investigadores sozinhos não conseguem muito, portanto o que pretendemos com este evento é agregar vontades para que nos próximos dez anos esses mesmos objectivos sejam atingidos”, vincou.

A iniciativa que tem início, às 10h30 desta sexta-feira, vai contar com a presença do Ministro da Ciência Manuel Heitor, com João Galamba, Secretário de Estado da Energia, com Kristina Edstrom coordenadora do manifesto Battery 2030, do Instituto Superior Técnico, Sónia Eugénio, da Universidade do Porto e VisBlue, Adélio Mendes, Anna Price, da Savannah Resources. 

A representar a EDP, vai estar presente Luís Cunha, da Exide Technologies, José Barreiros e Salvita Fernandes, da Caetano Bus, Jorge Pinto, Jorge Magalhães, em nome da Vestas, da EFACEC, Nuno Silva e Hugo Campelo, da Ecopilhas, Eurico Cordeiro, da Portugal Mineral Resources Cluster, Luís Martins e da ANIET, Francelina Pinto. 

Áudio:

Jorge Fiens, da Comunicação do INL, em declarações à RUM a propósito da Battery 2030.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv