Braga vai homenagear portugueses da I Guerra Mundial

A Câmara Municipal de Braga, o núcleo da Liga dos Combatentes local e a Cooperativa de Ensino Artístico (CEA) vão promover um espectáculo para homenagear a presença portuguesa na I Guerra Mundial. A homenagem, que constitui uma recriação musical, vem no âmbito das evocações do centenário do armistício e vai passar por Braga e pelos concelhos que integram a CIM do Cávado e a CIM do Ave.


A apresentação da homenagem decorreu hoje na sede do núcleo da Liga dos Combatentes de Braga. O presidente do núcleo, o coronel João Paulo Vareta, adiantou que a homenagem partiu de um “desafio lançado pela Liga ao município de Braga”.


“O sentido era fazermos um espectáculo que recordasse o que foi a I Guerra Mundial. Um espectáculo leve, agradável e que trouxesse à memória o fim do conflito que construiu uma nova Europa até à II Guerra. O desafio foi imediatamente aceite pelo dr. Firmino Marques”, revelou.

O vice-presidente do município de Braga, Firmino Marques, começou a sua intervenção com um pequeno contexto da presença portuguesa na Grande Guerra. Depois, assinalou que o espectáculo “vai honrar a memória e prestar homenagem a quem esteve presente [na guerra], e às suas famílias”.

O autarca enalteceu o papel dos agentes públicos, que têm a responsabilidade “de criar condições para que nada volte a ser como antes” salientando que “os vários soldados portugueses a lutar pela paz, pelo mundo fora, é o exemplo da nossa forma de estar”. Firmino Marques concluiu ao referir que a homenagem é um modo “de recordar o passado como um exemplo do papel da luta pela liberdade no mundo, no país e na cidade”.

O espectáculo de homenagem prevê uma recriação musical e inclui testemunhos, fotografias e vídeos reais que evocam a Grande Guerra. A elaboração do espectáculo está a cargo da CEA de Braga, com encenação de Sónia Sousa. 


Apesar de já estarem delineadas algumas matrizes, a presidente da CEA de Braga, Maria de Luz Duarte, admite que a elaboração do espectáculo ainda está numa fase embrionária: “A ideia, que ainda está a ser criada, prevê uma criança no palco que conta a história de um avô, de alguém que presenciou a Guerra, com os relatos do sentimento, da família”. A presidente revelou que as músicas que compõem o espectáculo são originais e já estão a ser produzidas.

A primeira exibição da homenagem está prevista para Março do próximo ano mas ainda não tem local definido.

Áudio:

O presidente do núcleo da Liga dos Combatentes de Braga, o vice-presidente do município, e a presidente da CEA, explicam a ideia da homenagem

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv