PCP. “Hospital de Braga tem falta de enfermeiros”

Não é a primeira vez que o Partido Comunista Português (PCP) questiona o Governo, mais concretamente o Ministério da Saúde, sobre a carência de enfermeiros em várias especialidades do Hospital Público de Braga. A informação chegou por parte do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses que garantem que existem apenas dois enfermeiros, nos turnos da tarde e noite, nos serviços de obstetrícia, ginecologia/senologia, ortopedia, serviço de cirurgia geral, urologia e psiquiatria.
A RUM contactou a deputada eleita pelo distrito de Braga, Carla Cruz que frisou que esta situação está a comprometer a qualidade dos cuidados prestados na instituição pública. Para além disso, “como há falta de enfermeiros estes trabalhadores são obrigados a trabalhar mais horas, fazendo mais turnos não tendo depois a possibilidade de cumprir os descansos compensatórios por realizar trabalho nocturno. Obviamente, isto leva à exaustão e põe em causa a segurança dos cuidados que são prestados aos utentes”, esclarece.
Em média cada um dos profissionais tem ao seu cuidado 15 doentes, números elevados quando comparados com o estipulado nos rácios. O PCP já questionou o Governo sobre esta prática do hospital bracarense no entanto, segundo a deputada as respostas são vagas garantindo que estão a cumprir e vão contratar mais profissionais.
Resposta do Hospital Público de Braga
Em resposta, o Hospital Público de Braga afirma que “a qualidade dos serviços de saúde prestados e a segurança do doente e profissional de saúde são para o Hospital de Braga pilares essenciais do desenvolvimento da sua atividade”. Deste modo, “a prestação dos cuidados de saúde é desenvolvida com os mais elevados padrões de qualidade, garantindo a preservação da segurança dos doentes e profissionais”.
A entidade recorda ainda que o Hospital foi por quatro anos consecutivos considerado o melhor hospital do país ao obter as melhores classificações em Excelência Clínica no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde e que desde 2015 conquista o lugar cimeiro do grupo de melhores hospitais de média/grande dimensão do Serviço Nacional de Saúde.
Áudio:
Deputada Carla Cruz sobre a denúncia do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses no que toca à carência de funcionários no Hospital Público de Braga.
