Investigadora da UMinho premiada com Outstanding Paper Award

O artigo, intitulado “E-Government and the shadow economy: evidence from across the globe”, valeu à professora Linda Veiga, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho a distinção de “Most innovative research contribution or case study”, na conferência internacional “IFIP EGOV-EPART”, em São Petersburgo, na Rússia.
“O estudo procura analisar em que medida houve progressos no governo electrónico, portanto ao nível da utilização das ferramentas digitais pelos governos, que contribui para a redução da economia paralela. O que fazemos é uma análise quantitativa e estatística, utilizando dados de cerca de 100 países, para várias anos e encontramos uma relação negativa entre as duas variáveis, na ideia de que o progresso ao nível do governo electrónico contribuem para diminuir a economia paralela”, explica a professora Linda Veiga.
Além do prémio que o artigo arrecadou, o projecto, que conta com a colaboração de Ibrahim Rohman, da Universidade das Nações Unidas, instalada no campus de Couros da academia minhota, em Guimarães, foi ainda considerado “out of the box” (fora da caixa). “Estamos a falar de uma conferência internacional na área da governação electrónica que inclui especialistas de diferentes áreas, da engenharia, administração pública, economia, e a abordagem foi inovadora pela dimensão do estudo em termos de dados, porque é de facto uma amostra mundial e ainda pela análise qualitativa que fazemos”, acrescenta Linda Veiga.
A investigadora da UMinho considera-se “satisfeita” com o reconhecimento do trabalho desenvolvido. No entanto, acredita que a investigação está ainda numa fase “algo embrionária” e que este prémio se assume como um “estímulo” para que o trabalho continue a ser feito.
