Estudo sobre estacionamento em Guimarães disponível

A versão preliminar do “Estudo sobre estacionamento automóvel na área urbana central de Guimarães” está concluída. O documento está disponível no site do Município para consulta. Todos os interessados poderão participar na construção da versão final do documento, apresentando sugestões, críticas e propostas.
A informação foi dada a conhecer esta quinta-feira, pelo autarca de Guimarães, na reunião municipal.
O estudou ponderou os vários cenários possíveis, como o Parque de Camões (proposto pela autarquia) ou o relativo à Largo Republica do Brasil, que é defendido pela coligação Juntos por Guimarães. De acordo com Domingos Bragança, o estudo defende precisamente a proposta da Câmara de Guimarães. “Os urbanistas transmitiram-me a informação de que o Parque de Camões é estratégico para a reabilitação das Rua de Camões, da Caldeiroa e da Liberdade e ainda do acesso ao Centro Histórico e progressão da cidade à Cruz de Pedra”, sublinhou o autarca.
O estudo prévio não quantifica o número de lugares de estacionamento necessários no centro da cidade, mas refere a necessidade de seguir com as políticas de mobilidade da autarquia. “O estudo define, pela leitura que fiz, dada a política pública da Câmara Municipal de retirar o estacionamento à superficie, a necessidade de aparcamento e fundamenta o Parque de Camões”, garantiu.
Além de estar disponível na página da autarquia de Guimarães, o estudo será disponibilizado em formato de papel na Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal.
