Guimarães discute Património Industrial e a sua Museologia

Nos dias 18 e 19 de Novembro, Guimarães irá acolher, pela segunda vez, o Encontro Internacional sobre Património Industrial e a sua Museologia. O evento contará com diferentes conferências e visitas ao património industrial vimaranense e as comunicações irão dividir-se entre a Sociedade Martins Sarmento (SMS) e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG).

Esta segunda-feira, na apresentação do evento, Manuel Martins, presidente da direcção da ACIG, justificou a aposta no evento com o historial industrial em Guimarães. “Somos hoje, como eramos há décadas, o concelho mais industrial do país, tendo em conta o número de pessoas que trabalham na indústria: cerca de 40 mil. É importante também pela história da industrialização em Guimarães”, referiu.


Para Paulo Vieira de Castro, presidente da Sociedade Martins Sarmento, é importante reflectir sobre o futuro da indústria em Guimarães.”Neste evento, a perspectiva da SMS é de actualidade: o conhecimento daquilo que foi o passado da indústria em Guimarães, ainda que os encontros não versem apenas sobre isso. É uma perspectiva de actualidade”, explicou.


Já José Lopes Cordeiro, docente da Universidade do Minho, o evento servirá para chamar à atenção do património industrial de Guimarães. “Pertende-se chamar a atencção da opinião pública da região e do país para a importância do património industrial de Guimarães, que faz parte da sua memória e identidade, não apenas do ponto do vista histórico, mas também cultural, econóco e social”, referiu.


As duas primeiras edições do Encontro aconteceram em Lisboa e, pela segunda edição consecutiva, Guimarães acolhe mais uma vez o evento internacional. Dezenas de participantes, nacionais e internacionais, irão marcar presença no evento.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv