Gabinete de Apoio ao Doente Oncológico tem novo espaço

A partir desta segunda feira, o Gabinete de Apoio ao Doente Oncológico de Braga terá um espaço físico. O projecto surge pela mão da associação Rosa Vida, que agora terá um espaço na Quinta da Armada, cedido pela NorteMed, para desenvolver o seu trabalho. A iniciativa foi apoiada pela Junta de Freguesia de São Victor que, desde 2014, funciona como uma espécie de “abrigo” para a associação Rosa Vida.
Actualmente, a associação apoia os utentes com carência económica através da comparticipação total ou parcial das despesas com os tratamentos complementares, sejam a reabilitação física, a aquisição de material e a medicação. Deste modo, consegue um espaço físico para desenvolver o seu trabalho, com “melhores condições para apoiar utentes e famílias”, explicou à RUM Paulo Morais, presidente da associação.
O atendimento passa pelo apoio nas diferentes fases: diagnóstico, tratamento, pós-operatório e sobrevida. A equipa multidisciplinar, que já trabalhava na Rosa Vida, inclui psicólogos, fisioterapeutas, técnicos de exercício físico e nutricionista.
Um espaço que “fazia falta em Braga”, garante Paulo Morais. “É preciso que alguém seja um ponto de abrigo, a quem se pudesse bater à porta e perceber o que se vai acontecer. Não é apenas apoio financeiro, mas também o que vai além disso, ajudando os cuidadores informais”, explicou.
O Gabinete vai funcionar por marcação telefónica, explica à RUM o presidente da Junta de freguesia de S. Victor, Ricardo Silva. “Ainda falta resolver uma questão associada aos recursos humanos alocados a este projecto. Estamos a concorrer a alguns financiamentos que nos permitam ir ao encontro desta necessidade. Para já, atendemos por marcação, através de uma linha disponível. Faz-se o agendamento e aí teremos profissionais para fornecer o atendimento”, explicou.
O Gabinete de Apoio ao Doente Oncológico começa a funcionar esta segunda-feira, com a linha telefónica 253 682 219, disponível nos dias úteis, na Quinta da Armada.
Áudio:
Paulo Morais, da Rosa Vida, explica que necessidades serão colmatadas
