BE espera acção do Ministério da Cultura sobre Confiança

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo distrito de Braga, Pedro Soares, considera um “atentado ao património cultural” da cidade dos arcebispos a alienação da antiga fábrica Confiança. De modo a travar o processo, os bloquistas endereçaram uma pergunta ao Ministério da Cultura que tem agora 30 dias para responder.
Pedro Soares afirma que é essencial perceber se o Governo tem vindo a acompanhar a situação da antiga fábrica Confiança, que é vista pelos bracarenses como “património material e imaterial de cultura”, e se pretende promover alguma iniciativa com o executivo bracarense no sentido de evitar a venda em hasta pública do imóvel.
“A antiga fábrica Confiança faz parte do património urbano da cidade de Braga. Trata-se de um edifício que está ligado à história que atravessou todo o século XIX, desde a monarquia à democracia passando pelas grandes guerras, pelo 25 de Abril entre outros episódios marcantes. É preciso lembrar que tem uma interacção social enorme com a população, foram muitos os trabalhadores que passaram por esta fábrica, logo é fundamental dar a dignidade que este edifício tem e merece, não o transformando num armazém ou supermercado”, sublinha.
O deputado do Bloco de Esquerda espera que esta pergunta promova “o trabalho em conjunto”entre os poderes políticos de modo “a permitir a manutenção da antiga fábrica Confiança na esfera pública e também colocar em debate público a utilização daquela instalação. A maioria dos bracarenses acha que este imóvel deve ser reabilitado e utilizado para fins culturais”, garante.
Recorde-se que é já esta quinta-feira, dia 4 de Outubro, que vai a votação o ponto sobre a alienação da antiga fábrica Confiança, em Assembleia Municipal. A proposta já foi aprovada em sede de executivo.
Áudio:
O deputado do BE, Pedro Soares, a pedir “mais dignidade” para a antiga fábrica Confiança.
