PSD Braga escolhe hoje entre Hugo Soares e Humberto Carlos

Pela primeira vez desde 2004, a comissão política concelhia do PSD de Braga tem na corrida dois candidatos. Hugo Soares, actual presidente e candidato da lista A conta desta vez com a oposição de Humberto Carlos, candidato da lista B, mais conhecido depois de ter sido administrador do Altice FORUM Braga.
Rui Morais e João Granja são dois nomes fortes na candidatura do também deputado do PSD na Assembleia da República. Ao lado de Humberto Carlos, como candidatos a vice-presidentes surgem João Russel, ex-presidente da Junta de Freguesia de Palmeira e o advogado António Martins.
O candidato da lista A refere que o passado mais recente fala por si, enaltecendo os resultados conquistados pelo partido nas últimas eleições autárquicas e pede um resultado “esclarecedor” aos militantes sociais democratas em Braga. Hugo Soares refere ainda que a sua lista compromete-se a um trabalho de “continuidade que quer somar vitórias às vitórias”.
No plano nacional, Hugo Soares foi um dos sociais democratas que sempre se manifestou por uma liderança do partido diferente da actual. Primeiro apoiou Santana Lopes, depois foi um dos mais empenhados em tirar Rui Rio da liderança e a colocar no seu lugar Luis Montenegro, mas sem sucesso. Agora sublinha estar ao lado do presidente do partido na campanha para retirar o Partido Socialista do poder.
Sobre a candidatura de Humberto Carlos, o candidato da lista A pouco diz. Enaltece o surgimento de um projecto alternativo, mas considera que é mais “projecto de experiência, de aventureirismo”.
Humberto Carlos, candidato da lista B, recusa que este seja um projecto de oposição preferindo classificá-lo como projecto alternativo à actual liderança
O antigo administrador do Altice FORUM Braga, na altura escolhido por Ricardo Rio para o cargo, refere que o PSD em Braga precisa de um projecto alternativo, mais em linha com a actual liderança do PSD a nível nacional. Humberto Carlos foi sempre um assumido apoiante de Rui Rio à liderança do partido, surgindo em perfeita sintonia com os desígnios do antigo presidente da Câmara Municipal do Porto. No seu manifesto eleitoral, o candidato da lista B explica que a sua equipa pretende “apresentar caminhos e estratégias diferentes, de forma agregadora de ideias, caminhos e propostas que incitem os militantes à maior participação, maior e melhor militância”.
Sem nunca apontar verdadeiras críticas a Hugo Soares e à sua equipa, Humberto Carlos refere a necessidade de dinamizar e dimensionar a concelhia num “posicionamento mais forte e extra-concelho”, um projecto “para o partido, com o partido e, sobretudo, projetando-se para além deste”.
“Temos de envolver Braga nas vitórias do PSD com um comprometimento sério, não com uma atitude interna e totalmente acrítica, mas que honre a história do nosso Partido e que convirja com o rumo encetado nacionalmente”, insiste.
Humberto Carlos afirma ainda que esta é uma lista “ao lado de Rui Rio para, em comunhão de esforços, desmontar o cinismo e malabarismos políticos que adia decisões fundamentais para a solidez do futuro cocletivo e que se instalou na actual (des)governança do país”.
Para as eleições agendadas para sexta-feira podem votar 624 militantes.
