180 alunos do Externato Delfim Ferreira transferidos

Os cerca de 180 alunos do Externato Delfim Ferreira começaram hoje o terceiro período escolar em vários estabelecimentos de ensino.

No início de Abril o Tribunal de Vila Nova de Famalicão decretou a insolvência da Delfilópolis, detentora do Externato, em Riba de Ave, devido a graves dificuldades financeiras, que provocavam atrasos nos salários de funcionários e professores.

Esta segunda-feira realizou-se a última reunião com os pais dos alunos que frequentavam esta escola.

Júlia Oliveira, encarregada de educação de uma das alunas transferidas, menciona que a reunião de ontem foi em género de “despedida” e uma demonstração de “abandono” por parte do Governo e,”principalmente”, pelo Ministério da Educação. 

Apesar do descontentamento, os pais confessam que a solução da transferência dos alunos para quatro escolas, de Guimarães, Santo Tirso e Vila das Aves, foi a “única solução possível”. “Nós depois conseguimos junto da Direcção Geral Estabelecimentos Escolares (DEGEstE) ter muita facilidade na mudança dos meninos. Por exemplo, no caso da minha filha, os alunos que ficaram no 10º ano foram todos para a escola de Joane e conseguimos através do director que formassem uma turma só deles. Dentro do mau foi o melhor possível. No entanto houve aqui meninos mais pequenos que ficaram separados, o que acaba por ser mais complicado”, confessou.

Júlia Oliveira acredita que todo este processo pode ser prejudicial para as crianças, criando até alguns “traumas” nos mais pequenos, porque a maior parte dos alunos estavam “amedrontados” com a mudança para outros estabelecimentos. 

 

O Externato Delfim Ferreira encerrou portas em virtude de um processo de insolvência, por dívidas a rondar os quatro milhões de euros. Um cenário que não é de todo “ideal” para os pais e alunos que queriam o término deste ano lectivo nesta instituição escolar onde o ambiente “restrito” e a “proximidade” dos estudantes com todo o corpo docente e não docente da escola era sentida.

Áudio:

Júlia Oliveira, encarregada de educação de uma das alunas transferidas, em declarações à RUM.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv