75 anos do início do fim do nazismo e da II Guerra Mundial

Há 75 anos, a 6 de Junho de 1944, mais de 156 mil soldados americanos, ingleses, canadianos e franceses tomaram as praias da Normandia, abrindo caminho para o interior numa operação que marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial.
Esta etapa foi determinante para arrancar à Alemanha nazi o controlo do território francês e decisiva para a libertação da restante Europa ocupada.
Hoje, durante as comemorações oficiais, o Presidente francês e a primeira-ministra britânica agradeceram aos “veteranos do Dia D”.
“Obrigado”, disseram Emmanuel Macron e Theresa May durante os discursos de inauguração de um memorial e de uma nova estátua comemorativa do desembarque das forças aliadas na Normandia.
“Se houve um dia que determinou o destino das gerações futuras em França, na Grã-Bretanha, na Europa e no Mundo, esse dia foi o dia 6 de junho de 1944”, disse Theresa May. “Aos veteranos a única palavra que lhes podemos dizer é obrigado”.
O chefe de Estado francês presente na cerimónia que inicia as comemorações oficiais em solo francês agradeceu a “todos aqueles que morreram para que a França pudesse ser livre, outra vez”.
A rainha Isabel II e a primeira-ministra britânica, Theresa May, são as anfitriãs das comemorações do Dia D em Portsmouth, que conta a presença de vários veteranos. A cerimónia contou também com o presidente americano, Donald Trump.
Com SIC e RTP
