FICIS traz 10 autarcas a Braga para discutir smart cities

Entre os dias 3 e 5 de Abril, Braga é palco, uma vez mais, do FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis. No Museu D. Diogo de Sousa estarão mais de 20 especialistas em cidades inteligentes e 10 presidentes de Câmara, na quarta edição da iniciativa.
A mobilidade, a regeneração urbana, a tecnologia e inovação, a criatividade e arte urbana serão alguns dos temas de fundo em discussão, numa iniciativa que será aberta ao público e de entrada livre.
A sessão quer incentivar à participação dos cidadãos, explicou à RUM a directora executiva do FICIS 2018, Ana Fragata. “O que o FICIS tem de diferenciador é ser um evento gratuito. Apela à participação das pessoas para que percebam o que são smart cities e que as tecnologias, quando bem aplicadas, podem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Daí ser tão importante que estes também participem”, explicou.
Além da autarquia bracarense, estarão representados no FICIS 10 municípios portugueses. A iniciativa vai contar com as participações dos presidentes das autarquias de Arcos de Valdevez, Montalegre, Melgaço, Castelo de Paiva, Gondomar, Tabuaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Monção.
A ideia é que os autarcas apresentem boas práticas ao nível do futuro sustentável das cidades. “Este ano contamos com autarcas de territórios de baixa densidade. Num dos dias, marcam presença autarcas de territórios que têm o Rio Douro em comum, noutro dias são os que têm em comum o Rio Minho, e, por último, autarcas de territórios que têm em comum o Parque Peneda-Gerês.
Do lado dos especialistas em smart cities, os paineis de oradores vão contar com o contributo de responsáveis de entidades como o INL – Internacional Iberian Nanotechnology Laboratory, a Universidade do Minho e o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e das empresas Siemens, IBM, Deloitte, EDP Distribuição, Bosch, Transportes Intermodais do Porto, Cisco, PT Empresas, Armis, BSB, REN Portgás Distribuição, CaetanoBus, Efacec, entre outras.
Áudio:
Ana Fragata, director executiva do FICIS, fala sobre o “factor distintivo” do evento
