Synergia lança livro que reverte a favor do CADI

Promover a inclusão, educar e angariar verbas para o Centro de Artes e Desporto Inclusivo (CADI) é o objectivo do livro pedagógico desenvolvido pela Associação Juvenil Synergia.
“Em que equipas jogas?” conta com a colaboração da Betweien, responsável por conteúdo e ilustração da obra.
A trama tem como protagonista CADI, que se torna amigo de “um jovem que tem uma incapacidade motora e que precisa de uma estratégia para se incluir no desporto que mais gosta”, começou por desvendar Helena Costa, da Betweien. O menino “encontra não só a estratégia para ser integrar mas também uma forma de os outros meninos perceberem, na sua própria pele, aquilo que ele passa para conseguir executar o desporto que mais gosta”, acrescentou.
Na apresentação da obra à imprensa, Ricardo Sousa, presidente da Synergia, explicou que o objectivo do livro é passar “a mensagem sobre a responsabilidade social e do respeito por todas as pessoas” através dos mais pequenos, porque “é mais fácil trabalhar as crianças que depois, por sua vez, trabalham os adultos”.
A 1.ª edição vai contar com mil exemplares, cada um custa 10 euros, valor que reverte na totalidade a favor do CADI. A meta passa por atingir os “dez mil euros”.
O lançamento acontece propositadamente numa altura em que já se começam a pensar nos primeiros presentes de Natal, precisamente para criar mais “impacto”.
Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da autarquia bracarense, considera que “Braga está cada vez mais voltada para a inclusão”. “Este livro é extremamente importante, porque sendo um livro infantil muitos adultos se o lerem será uma lição de vida para eles”, sugeriu a vereadora.
Sameiro Araújo vê nesta obra uma forma de acabar com o muro do preconceito, uma vez que a história “vai, sem dúvida, abrir as mentes de algumas pessoas”. Além disso, “vai fazer com que as crianças vejam a deficiência como algo que temos que ultrapassar e dar oportunidades a todos para se incluirem numa sociedade, que se quer cada vez mais justa”.
“Em que equipa jogas?” pretende incutir nas crianças o conceito de inclusão e colocar ao dispor do leitor estratégias para integrar os jovens que têm alguma incapacidade física ou psicológica no desporto e na arte.
“A ideia é dizer-lhes concretamente o que deve ser feito e ajudá-los a criar empatia com o outro, a perceber o que se adapta ao outro. Trabalhar os valores que são básicos na educação criança. como empatia, responsabilidade social ou trabalho comunitário”, finalizou Helena Costa.
O livro vai percorrer as escolas bracarense a partir do dia 21 de Novembro. Além disso, vai estar disponível na associação Synergia e na plataforma online e-solidario.
“Em que equipa jogas?” tem um custo de dez euros, que reverte na totalidade a favor do CADI.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Helena Costa, da Betweien, Ricardo Sousa, presidente da Synergia, e Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, falam da importância do tema do livro.
