Guimarães acolhe X Colóquio de História Luso-Marroquina

O Museu de Alberto Sampaio recebe, nos dias 1 e 2 de Dezembro, o X Colóquio de História Luso-Marroquina. O evento insere-se no âmbito do projecto de investigação «Espaços e vivências do período português no Norte de África: cidades e vilas do “Algarve de Além-Mar”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integrando parceiros portugueses, marroquinos e de outras nacionalidades.
Guimarães é a primeira cidade do norte de Portugal a receber esta conferência, onde vão ser “debatidas” as mais recentes investigações feitas por arquitectos, arquiologos e historiadores portugueses e marroquinos, como destacou Jorge Manuel Correia, Professor da Universidade do Minho e membro da organização do evento.
“Para além deste debate dos trabalhos já existentes, este colóquio tem como objectivo promover a partilha do conhecimento e uma melhor programação das suas investigações”, acrescentou o docente.
O evento vai contar com a presença da Embaixadora de Portugal em Marrocos, Maria Rita Ferro, e também do Embaixador do Reino de Marrocos em Portugal, Othmane Bahnini.
Recorde-se que os colóquios têm ocorrido alternadamente em Marrocos e Portugal e pela primeira vez deslocam-se ao norte do país. Toda a conferência vai ser apresentada em francês, língua mais utilizada nas comunicações de todos os intervenientes. A entrada é livre.
Áudio:
Jorge Manuel Correia, Professor na Universidade do Minho e membro da organização do Colóquio.
