Acordo permite mais 22 camas para estudantes da UMinho

A UMinho formaliza esta terça-feira um protocolo com o Centro Juvenil de S. José, em Guimarães, que visa a disponibilização de mais 22 camas, no Hostel, para estudantes da instituição minhota. 


Segundo Carlos Videira, dos SASUM este é um dos sinais do trabalho de articulação com o município de Guimarães, uma vez que naquele concelho “comparativamente com Braga, há mais dificuldades”. Esta solução visa responder “a curto prazo” à problemática. A solução do Hostel surge no seguimento do programa lançado pela Câmara Municipal de Guimarães, que “visa registar oferta de alojamento privado para estudantes de Guimarães, incentivando as pessoas a poderem registar a sua oferta”.


Esta solução com as Oficinas de S. José permite uma resposta “imediata”. “Tínhamos um número significativo de estudantes em lista de espera e junto deste hostel conseguimos reservar duas alas para estudantes da UMinho”, explicou Carlos Videira. Só nas residências universitárias de Azurém, a lista de espera actual é de 153 alunos. Com esta resposta, 22 destes alunos já se preparam para ocupar o hostel localizado “muito próximo do campus de Couros”. A prioridade foi dada aos estudantes bolseiros que terão de desembolsar “o mesmo valor daquele que é praticado nas residências universitárias. Para estudantes não bolseiros o valor ronda os 93 euros. “O estudante não tem qualquer encargo adicional face ao que teria se estivesse nas nossas residências universitárias”, acrescentou.


Um acordo para o ano lectivo que já começou. Ainda assim, está também prevista a renovação do contrato no ano lectivo seguinte.


A expectativa dos SASUM é que o projecto conjunto com a CMG “ajude a resolver a situação de outros estudantes que não foram integrados na lista que vai ocupar as camas disponíveis no hostel das Oficinas de S. José”.


Recorde-se que a UMinho está a desenvolver em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães o projecto de uma nova residência universitária. Passa pela reabilitação de um edifício que deverá ser incluído no Plano Nacional de Alojamento do Ensino Superior. “Um projecto de outra envergadura que não dá resposta às necessidades do momento”, lembrou Carlos Videira.


A cerimónia de formalização do acordo está agendada para as 11h30 desta terça-feira, no hostel das Oficinas de S. José e contará com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o Administrador dos SASUM, António Paisana, o Presidente da Direção do CJSJ, Fernando Xavier, e o presidente da Associação Académica (AAUM), Nuno Reis.

Áudio:

Carlos Videira, SASUM

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv