Parceria entre instituições do Minho cria novos cursos

Com o intuito de formar profissionais qualificados para as áreas em expansão na região, a Associação Juvenil Synergia, o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) e a EsproMinho desenvolveram uma parceria que resultou na criação de três novos cursos técnicos superiores profissionais nas áreas das Tecnologias e Programação de Sistemas, Comércio Internacional e Animação em Turismo de Natureza e Aventura. Os cursos foram apresentados esta manhã em conferência de imprensa. 

O director da Escola Superior de Tecnologias do IESF, Bruno Torres considera que “Braga é um cluster de tecnologias ao nível da programação, possui muitas startups na área da informática”, daí  a aposta no curso de Tecnologias e Programação de Sistemas. Entre as razões para esta aposta da escola em Braga é o facto de ser “uma cidade com grande dinâmica no que toca ao comércio internacional”.  Já o curso de Animação em Turismo de Natureza e Aventura “segue a tendência crescente do turismo na cidade dos arcebispos. Hoje Braga é muito mais que o turismo religioso” dando como exemplo a aposta recente do município em potenciar a abertura de  “uma estrutura de animação, turismo e aventura no Monte Picoto”, acrescentou aquele responsável.

A partir de Setembro dois cursos começam a ser leccionado na EsproMinho, com a excepção do curso de Turismo que vai ter lugar no espaço TOCA, situado nos antigos cinemas do Bragashopping. Uma oferta formativa que “não vai chocar” com as opções já existentes na cidade, defende Bruno Torres. 

Para o presidente da Associação Juvenil Synergia, Ricardo Sousa, este é um novo desafio para a instituição, apontando que “Braga está a apostar forte no mercado do Turismo, Natureza e Aventura” e “tem excelentes condições” para posteriormente acolher “técnicos de qualidade”.

Também o Director pedagógico da EsproMinho, António Teixeira reafirmou o objectivo da escola que através desta parceria vem “contribuir para o reforço da qualificação assim como responder a áreas em desenvolvimento na região”.

Os três cursos contam com 90 vagas, 30 por especialidade e uma duração de dois anos com oportunidade de fazer um estágio. As candidaturas já estão abertas. Os interessados podem inscrever-se nas plataformas online dos institutos. O início das aulas está previsto para o final de Setembro. 

Áudio:

Director da Escola Superior de Tecnologias do IESF, Bruno Torres sobre a estratégia relacionada com os três novos cursos

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv