Eco-cidadãs desafiadas pela Fundação Yves Rocher

Até 8 de Outubro, mulheres empreendedoras com projectos relacionados com o ambiente podem concorrer ao prémio ‘Terre de Femme’, promovido pela Fundação Yves Rocher. A décima edição deste prémio em Portugal arrancou no passado dia 11 de Julho. Trata-se de um dos quatro grandes projectos levados a cabo pela fundação criada em 1991 pelo francês Jacques Rocher, filho de Yves Rocher. Pioneira de uma ecologia humanista e universal, a Fundação Yves Rocher assume no seu ADN um compromisso pela biodiversidade e por uma Pegada Positiva.
Este ano, o prémio irá distinguir três mulheres com projectos de alcance ambiental. “O projecto implementado a favor do ambiente deve ser realizado através de uma estrutura sem fins lucrativos, ou através de uma estrutura com um objecto comercial, mas que este objecto seja destinado a um projecto de alcance social e ambiental”, especificou, Paula Cunha, da Fundação Yves Rocher Portugal, acrescentando que as candidaturas também podem surgir “a título privado”.
Em vez de 10 mil euros, o donativo passa a ser de 18 mil euros nesta 10ª edição: 10 mil para a primeira classificada, 5 mil para o segundo lugar, e 3 mil para a terceira mulher a ser distinguida. Paula Cunha acredita que estes prémios possibilitam às candidatas “um impulso que pode mudar tudo”, seja através “da visibilidade ou do reconhecimento”. Para a Fundação Yves Rocher estas eco-cidadãs empreendedoras são “exemplos para as novas gerações”.
A vencedora da 10ª edição do prémio Terre de Femme em Portugal poderá depois concorrer ao prémio internacional. As candidatas eco-empreendedoras podem candidatar-se ao prémio Terre de Femme até 8 de Outubro, apresentando os respectivos projectos à Yves Rocher Portugal.
Com acções em mais de 50 países e com a convicção de que os indivíduos podem mudar o mundo, hoje a Fundação conta com quatro grandes projectos:
Prémio Terre de Femmes – Apoio a mulheres eco-cidadãs criadoras de comunidades activas
Plantons pour la Planète – Plantação de árvores por todo o mundo, como símbolo de enraizamento
Plantes et Biodiversité – Preservação espécies vegetais, únicas e vitais a todos
Photo, Peuples et Nature – Suspensão do tempo graças ao olhar dos fotógrafos
Áudio:
Paula Cunha, da Fundação Yves Rocher Portugal
