Esposende regressa a 1572 com “Feira da História”

Esposende vai mergulhar numa verdadeira viagem no tempo, entre os dias 30 de Agosto e 2 de Setembro, com a “Feira da História”. Sob o tema “Esposende em Terra de Mareantes”, a autarquia pretende demonstrar a toda a comunidade os hábitos da população no ano de 1572, assim como os motivos que levaram o Rei D. Sebastião a atribuir, através de Carta Régia, o título de vila a Esposende.

A Câmara Municipal de Esposende em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende investiram, aproximadamente, 40 mil euros nesta segunda edição da feira. Ao longo dos quatro dias de festa mais de 150 figurantes vão ajudar a transformar o centro da cidade numa verdadeira vila medieval. São esperados 80 expositores com artesanato, gastronomia e mercados ligados à criação de peixe, além da presença de 70 animadores de rua.  


“No primeiro dia temos o grande momento de recepção ao Rei D. Sebastião, às 18h00, com o “Cortejo de boas vindas”. Durante o certame vamos ter encantadores de serpentes, espectáculos infantis, muita dança, teatro e espectáculos de fogo-de-artifício”, contou à RUM o vereador com o pelouro do Turismo, Sérgio Mano.

A organização espera mais de 60 mil pessoas ao longo dos quatro dias de festa. O vereador salienta que esta é uma excelente forma de dinamizar o turismo e economia local. “Ao longo destes dias os restaurantes e alojamentos ficam lotados, principalmente com os turistas espanhóis que já são presença assídua”, refere.

O facto de a “Feira da História” decorrer no final do mês de Agosto e início de Setembro vem ajudar a “contrariar” a tendência decrescente de turistas nesta época, mas de acordo com o vereador, Esposende tem registado uma taxa de crescimento muito acima da média do norte do país. “O nosso crescimento está a ser superior na época baixa. Esposende praticamente triplica a sua população nessa altura. Apesar do terceiro trimestre ainda não ter terminado, arriscamo-nos a dizer que é provável que a cidade ultrapasse as 113 mil dormidas de 2017″, apontou.

Áudio:

Declarações do vereador com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano, sobre a dimensão da “Feira da História”

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv