Mau tempo. Braga preparada com meios de primeira linha

Braga e Viana do Castelo estão em alerta laranja até às seis horas de sábado. Prevê-se para este período chuva intensa, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, assim como a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano.
A cidade de Braga está já preparada com “meios de primeira linha”, assegura Vítor Azevedo, chefe de divisão Municipal de Protecção Civil, assinalando que “normalmente nestas previsões é feito um reforço”, não só com a Protecção Civil, Agere, Bombeiros Sapadores de Braga e Bombeiros Voluntários de Braga. “Sim, normalmente temos logo em primeira linha os meios da Companhia de Bombeiros Sapadores e Voluntários, que nestas previsões fazem sempre um reforço em termos de pessoal”. Além disso, “temos também o pessoal da Agere e da própria CMB, seja da Protecção Civil, seja do Departamento de Obras Municipais, que normalmente têm sempre pessoal de prevenção para operar com máquinas, camiões, ou o que fizer falta no momento”, acrescentou.
Neste período, que se prevê de precipitação intensa e vento forte, Vítor Azevedo deixa recomendações para a população em geral, nomeadamente a “desobstrução dos sistemas de águas pluviais, adoptar uma condução defensiva, adaptando a velocidade às condições da via e à precipitação, que reduz substancialmente a visibilidade”, mas também “evitar o atravessamento de zonas inundadas ou com lençóis de água”.
O chefe de Divisão de Protecção Civil Municipal apela ainda à população para que mantenha atenção às estruturas como andaimes ou placards de publicidade. “Se há alguma situação que possa representar algum perigo, agradecemos que nos comuniquem ou aos bombeiros”, pediu Vítor Azevedo. Entre os alertas, o responsável pede atenção para as áreas arborizadas em que “há sempre a possibilidade de queda de ramos ou até de árvores”, mesmo que estejam de boa saúde.
Áudio:
Vítor Azevedo, Chefe de Divisão Municipal de Protecção Civil adianta meios disponíveis e deixa recomendações aos bracarenses
