RGA aprova comissão que vai rever estatutos da AAUM

Nomear uma comissão para a revisão estatutária. Foi com este objetivo que se realizou esta tarde, no campus de Azurém, a Reunião Geral de Alunos Extraordinária.
Iniciaram-se assim os trabalhos para a revisão estatutária, que se arrasta há alguns anos.
“A Comissão vai ser constituída por dois membros de cada órgão de Governo da Associação, dois da direcção, dois da mesa e dois do CFJ, um Alumni, neste caso apresentamos como sendo o último presidente da RGA que conseguiu levar a cabo alguns trabalhos para a revisão estatutária já há alguns anos, um representante dos núcleos, eleito em assembleia de núcleos, um representante dos grupos culturais, eleito em plenário, e um dos delegados, eleito em assembleia de delegados, um estudante-atleta e um bolseiro, ambos nomeados pela associação”, detalhou Sofia Alcaide, presidente da mesa da RGA.
Segundo explicou Sofia Alcaide, a importância deste processo está relacionada com o facto de os actuais estatutos não serem representativos de todas as áreas de actuação da Associação Académica, uma vez que “a realidade da AAUM se foi alterando ao longo dos anos, nomeadamente no que diz respeito à dimensão e às áreas de actuação”.
“Os actuais estatutos não são representativos daí ser tão urgente essa alteração”, alerta.
No prazo máximo de um ano o documento final deverá ser levado a discussão, onde serão incluídas as sugestões dos estudantes, para depois ser levado a referendo.
A proposta para a nomeação da comissão foi aprovada por unanimidade pelos estudantes presentes na RGA.
Áudio:
Sofia Alcaide, presidente da mesa da RGA, explica o processo que envolve a comissão para a revisão estatutária.
