Governo anuncia linha de 600 ME para apoiar exportações

Em Famalicão, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral disse o que os empresários queriam ouvir: “Vamos avançar com uma linha de apoio à exportação. Trata-se de um valor a rondar os 600 milhões de euros que servirá para alavancar as exportações das empresas. A medida deve ficar implementada dentro de duas semanas”.

Manuel Caldeira Cabral, que falava na sessão de abertura da 20.ª edição do Fórum da Indústria Têxtil, que decorre no Centro CITEVE, em Famalicão, referiu que o objectivo do apoio enquadrado no programa Capitalizar 2018 -projecto de promoção de estruturas financeiras mais equilibradas, reduzindo os passivos das empresas- passa por aumentar a competitividade das empresas portuguesas.

“A linha de 600 milhões visa apoiar as empresas portuguesas que querem exportar mais, apoiá-las na sua actividade, investimento, mas também permitir-lhes participar no financiamento dos clientes que lhes querem comprar os seus produtos e com isso ganharem enorme vantagem junto dos clientes”, explica o ministro.

O governante deixou ainda em aberto a hipótese de a verba ser reforçada no futuro, lembrando os “bons resultados” alcançados com a linha de 1600 milhões lançada pelo Capitalizar. “Excedeu as nossas expectativas. Tínhamos disponibilizado 1600 milhões e sabemos hoje que o valor ultrapassou os 2 mil milhões”, refere.

Relativamente aos aumentos do salário mínimo verificados nos últimos anos, Caldeira Cabral sublinha que foram um factor de prosperidade. Sobre a possibilidade de um tecto superior aos 600 euros que foram já acordados na Concertação Social para 2019, o ministro com a pasta da economia frisa: “Temos que ser realistas”.

Paulo Costa
Paulo Costa

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv