PCP questiona Governo sobre listas de espera no H. de Braga

O Partido Comunista Português questiona o Governo sobre os mais de 18 mil utentes em lista de espera para cirurgias e consultas de especialidade no Hospital de Braga. Na lista de espera para cirurgias estavam cerca de 18 mil e 877 utentes e no que respeita às consultas de especialidade estavam a aguardar cerca de 38 mil pessoas.

Depois destes dados que foram publicados pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) o PCP concluiu que o Hospital de Braga atravessa uma situação “muito preocupante”, porquepara além de muitos já “ultrapassarem” o tempo de espera legal, podem também levar a um “agravamento” da condição de saúde dos utentes em causa.

Na opinião do partido comunista, a “falta de profissionais” e a “negligência” dos alertas dos trabalhadores do hospital são alguns dos problemas que levaram ao estado actual da unidade de saúde. O PCP aguarda agora por respostas às questões colocadas ao Governo sobre “se tinha conhecimento” da situação e que “medidas” poderão ser adoptadas para resolver os números das listas de espera.

Carla Cruz alerta para áreas mais expressivas. “De acordo com o dados disponíveis, a especialidade de pneumologia tem 2129 utentes em espera, a endocrinologia tem cerca de 1948 pessoas, ginecologia tem 1493, a psiquiatria tem 824 e a lista continua. O PCP várias vezes deu eco às denúncias feitas pelos profissionais que trabalham na instituição e nada foi feito”, realça.

Carla Cruz conclui assim que estes dados “confirmam” os avisos que os profissionais têm vindo a denunciar ao longo dos anos.

Áudio:

Carla Cruz, Deputada eleita por Braga, em declarações à RUM.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv