Braga lidera candidatura a Itinerário Cultural Europeu

A candidatura de Braga a Intinerário Cultural Europeu foi entregue durante o 8º Fórum do Conselho Europeu das Rotas Culturais, que teve lugar em Görlitz, na Alemanha. O dossiê seguiu da mão do vereador do Património, Miguel Bandeira, para o director do Instituto de Itinerários Culturais do Conselho da Europa, Stefano Dominioni.
A Cidade de Braga esteve presente em associação com a rota romana “Via de La Plata”, representando as cidades de Gijón (Espanha), Ljujbljana (Eslovénia), Arlon (Bélgica), Alésia (França) e Udine (Itália), que se espera venha a ser classificada como Itinerário Cultural Europeu, um titulo que é atribuído pelo Conselho da Europa.
Miguel Bandeira, realça que esta candidatura pretende “reforçar a afirmação internacional de Braga, atrair um maior número de turiscas para a cidade” e, por consequência, “promover a economia em geral”.
“Este acordo traz à cidade uma projecção do património a nível internacional e uma promoção às actividades comerciais envolvidas”, acrescenta.
O Vereador recorda ainda que o Plano Director Municipal que numa das suas vertentes estratégicas já valorizava o património cultural e o património histórico, em particular, e que esta candidatura vem acrescentar ao plano já existente que pretende a valorização do património da cidade de Braga.
Áudio:
Miguel Bandeira, Vereador do Património, em declarações à RUM.
