Médica de Braga integra grupo europeu para doença celíaca

Henedina Antunes é médica Gastroenterologista Pediátrica do Hospital de Braga e foi nomeada para integrar no Grupo de Trabalho Europeu sobre a Doença Celíaca, tornando-se na primeira portuguesa a fazer parte deste núcleo. Uma forma de reconhecer o trabalho na área ao longo da carreira, sendo que já diagnosticou 163 casos na região bracarense. Segundo um estudo que realizou há 20 anos, um em cada 134 bracarenses sofre desta patologia.
A doença celíaca caracteriza-se como uma intolerância alimentar a um componente que existe no trigo, cevada e centeio. Como a pessoa tem susceptibilidades ao glúten, este vai provocar uma lesão no intestino, uma vez que
é mais plano do que o de uma pessoa saudável, acabando por criar um problema de absorção.
A Universitária conversou com a representante portuguesa, Henedina Antunes que se mostra orgulhosa por ser reconhecida. “É importante para Portugal, é necessário diminuir o espaço entre a prevalência que conhecemos há um ano em Portugal, graças a um estudo coordenado por mim, e conhecer o real número de casos que existem no país”.
Ao contrário do expectável, os sintomas de doença celíaca vão além dos tradicionais problemas na flora intestinal, podendo mesmo passar por “abortos de repetição, anemias, diarreias de mais de 14 dias, depressões, entre outros sinais que devem levar ao procedimento de exames de sangue e endoscopias. No Hospital de Braga, Henedina Antunes é a única médica a realizar este exame em crianças.
No 51º Encontro Anual da Sociedade Europeia de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica, que decorreu em Genebra, Suíça, uma aluna da Universidade do Minho foi distinguida com o prémio poster of distinction. Além disso, a equipa recebeu 10.000€ de bolsas (grants) como reconhecimento por investigações já realizadas.
80% das crianças a nível europeu não são diagnosticadas como portadoras desta patologia.
Áudio:
Palavras da Henedina Antunes, primeira portuguesa a fazer parte do Grupo de Trabalho Europeu Sobre Doença Celíaca.
