Braga já investiu mais de 4ME no Orçamento Participativo

O Município de Braga já investiu mais de 4 milhões de euros nas diferentes edições do Orçamento Participativo.
Para a edição deste ano, a sexta, as candidaturas abriram este sábado prolongando-se até ao dia 15 de Setembro.
Aos microfones da Universitária, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, frisou que o envolvimento dos bracarenses tem vindo a ser “cada vez maior” e que os participantes das edições realizadas até hoje têm atraido “milhares de cidadãos” a participar através da votação.
Para esta sexta edição, o município vai disponibilizar uma verba de 750 mil euros que representa quase 1% do orçamento municipal, um valor igual a anos transactos. Uma parte desta verba, 100.000 euros, destina-se ao Orçamento Participativo Escolar. Apesar dos bracarenses estarem comprometidos em “participar e fazer ouvir a sua voz” na área social, patrimonial e cultural, Ricardo Rio não considera necessário nos próximos tempos aumentar a verba disponibilizada.
“Estes projectos propiciam uma participação, um conhecimento e um reflexão dos cidadãos em torno daquilo que pode beneficiar a sua comunidade e a verdade é que estes projectos têm sido estruturados para a realidade das suas comunidades. Temos exemplos notáveis, eu recordo o primeiro vencedor do Orçamento Participativo, a requalificação do Órgão de tubos da Igreja de S.Victor que deu corpo a uma das iniciativas que tem mais projecção internacional”, exemplificou.
O presidente acrescenta ainda o caso “inovador e dos mais interessantes” que é a realização do Presépio de Priscos que na sua opinião tem uma grande responsabilidade social com a inclusão dos reclusos do estabelecimento prisional de Braga que se junta a um leque de projectos que têm sido “uma mais valia” para a cidade. Rio salientou que, apesar de não saírem todos vencedores deste Orçamento Participativo, o Município aproveita algumas ideias que fizeram parte das apresentações ao longo dos anos para implementar no concelho.
Todas as informações sobre o orçamento participativo estão disponíveis na plataforma criada para o efeito.
Áudio:
Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, em declarações à RUM.
