ACB leva formação e consultoria às empresas locais

A Associação Comercial de Braga (ACB) vai ter mais de um milhão de euros para investir na formação e capacitação das empresas. Os empresários locais das pequenas e médias empresas (PME’s) dos concelhos da área de abrangência da ACB ficaram hoje a conhecer algumas das vantagens destes programas que são resultado de um apoio comunitário concretizado no programa operacional Norte 2020.
Espera-se que, ao todo, sejam envolvidas cerca de 70 empresas entre dois projectos distintos que a ACB candidatou a apoios. Rui Marques, da ACB, explicou que “estes são projectos conjuntos para ajudar as empresas ao nível da formação e consultoria para melhorarem as suas competências na área da gestão e aumentarem a sua competitividade”. O responsável frisa que é previsto, “até Junho de 2018” apoiar estas empresas com uma taxa de co-financiamento de 90% a fundo perdido”.
O director da Associação Comercial de Braga frisou que as áreas abrangidas por esta formação são a “Organização e Gestão” (17 empresas destinatárias), “Implementação de Sistemas de Gestão (16 empresas), “Internacionalização (13 empresas), “Economia Digital” (17 empresas), “Gestão estratégica” (24 empresários/as), “Desenvolvimento organizacional de recursos humanos” (13 empresas) e “Qualidade” (15 empresas).
Rui Marques lembrou que “a intervenção varia mediante a dimensão da empresa. Em termos médios terão 100 horas de formação e 100 horas de consultoria”. No caso da equipa de técnicos de consultoria e de formação, estes serão subcontratados pela ACB que irá coordenar toda a actividade. Em ambos os casos as empresas apenas terão de suportar 10% dos custos da formação e consultoria. Factores que atraíram e suscitaram o interesse das empresas.
“No momento da candidatura tínhamos cerca de 80% das vagas com pré-inscrição das empresas”, confessou Rui Marques que salientou que esse “é um número importante”.
“Os dois projectos têm envolvidos 1,1 milhões de euros de investimento para tornar as empresas competitivas, com melhores índices de produtividade e melhor geridas”, concluiu.
