Guimarães é o município com mais eco-escolas do distrito

O concelho de Guimarães obteve, pela primeira vez, três eco-agrupamentos e 42 eco-escolas, meta que coloca o município vimaranense como o que apresenta mais eco-escolas no distrito e o segundo a nível nacional.

Agrupamento Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, Agrupamento João de Meira, na Cidade e o Agrupamento Virgínia Moura, em Moreira de Cónegos, atingiram o pleno de terem Bandeiras Verdes em todas as suas escolas.

Para Adelina Pinto, vereadora da Educação, é através das escolas que se vai conseguir garantir um território melhor para as gerações futuras.

Nas escolas de Guimarães têm sido desenvolvidas “uma série de actividades ligadas à sustentabilidade com os alunos, em contexto de clubes ou sala de aula, que tem que ver com os resíduos, com a poupança de energia ou elaboração de pequenas hortas”, que justificam o estatuto de eco-escolas.

Adelina Pinto acredita que “o futuro passa muito pela educação das crianças”, para que elas próprias se tornem “cidadãos diferentes, mas também na forma que elas têm de mudar os familiares” e, assim, “mudar a sociedade” para que passe a adoptar “comportamentos ambientalmente sustentáveis”, que vão garantir “um concelho e um território melhor para as novas gerações”.

O município tem investido na educação ambiental e sensibilização para a sustentabilidade ambiental, criando uma forte consciência ecológica junto dos vimaranenses através, por exemplo, do copo reutilizável, “anulando o plástico”.

Adelina Pinto enumerou ainda algumas das preocupações ambientais que chegam ao município por parte das escolas: ”Temos cada vez mais exigências por parte das escolas, quer pela colocação de ecopontos, para acabar com as palhinhas, desperdício de água ou substituição da iluminação por LED”.

Para a vereadora, “os agrupamentos definiram a política ambiental como política estrutural, que atravessa todos os níveis de ensino”.

O número de Eco-Escolas no concelho aumentou de 31 para 42 em 2017/2018.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, que pretende reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

*Por Liliana Oliveira 

Áudio:

Adelina Pinto, vereadora da Educação da autarquia vimaranense, elogia as preocupações ambientas das escolas do concelho. 

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv